+ Pe. Jesus Bustelo Vila

*20/07/1929;  SJ 14/08/1947;  Sac. 11/06/1961;  +08/11/2004

Morreu inesperadamente, em Belo Horizonte, o Pe. Vila. Ninguém imaginava que os dois breves desmaios que sofrera recentemente tivessem alguma seriedade.

No sábado, dia 6 de novembro de 2004, foi encontrado desacordado na sala de jornais, no Instituto Santo Inácio (ISI). Levado ao Pronto Socorro foi medicado e permaneceu em observação. Mas o Pe. Carlos Palacio, Superior Religioso, desconfiou que algo mais sério poderia estar acontecendo. Levaram-no para o Hospital Madre Teresa, onde os jesuítas de Belo Horizonte habitualmente são tratados. Foi direto para a UTI, de onde não saiu mais. Na manhã de segunda feira, dia 08 de novembro de 2004, bem cedo, chamaram com urgência o Superior, que o encontrou já morto.

Pe. Vila sempre foi um homem cordato, quieto, silencioso, esperto, perspicaz. Se não tinha o dom da palavra sempre foi o apóstolo da escuta e da orientação pessoal. Consagrou-se, em Juiz de Fora, no acompanhamento de vários grupos do Movimento Encontros de Nossa Senhora.
Não havia noite que ele não tivesse reunião com casais. Era um homem reservado, até meio desconfiado. Cuidadoso e austero, estava atento a que tudo o que era de sua responsabilidade estivesse sob controle e bem fechado. Mas as portas do céu se abriram amplamente para receber este baixinho de Deus, fisicamente muito parecido com Santo Inácio.

Nascido em 1929, num lugarejo chamado Outeiro de San Miguel, no Estado de Orense, Espanha. Estudou no Seminário Diocesano de Orense, por 4 anos, e depois entrou no Curso Seminarístico, chamado Escola Apostólica, em Carrión de los Condes, Palencia, onde ficou em 1946 e 1947.

Ingressou na Companhia de Jesus em Salamanca no ano de 1947, onde pronunciou seus primeiros votos e aí mesmo cursou o estudo de Humanidades (Juniorado) de 1949 a 1952.
No final desta etapa de estudos foi destinado, em 1952, ao Brasil, para a Vice-Província Goiano Mineira.
Cursou Filosofia em Nova Friburgo de 1953 a 1955.
Exerceu seu experimento de Magistério em Anchieta (ES) 1955 a 1957, na Escola Apostólica ali existente, e que tantos candidatos excelentes ofertou para as fileiras jesuítas.
Terminado esse estágio, foi para São Leopoldo RS, cursar a Teologia. Aí ficou apenas o ano de 1958. Continuou seu curso teológico nos EEUU, em West Baden, Indiana, ordenando-se Sacerdote em 1961.
Os anos de 1962 e 1963 o viram em Roma cursando Espiritualidade, na Pontifícia Universidade Gregoriana.
Fez a Terceira Provação em Três Poços, lugarejo rural perto de Volta Redonda. A Terceira Provação é a última etapa da formação do jesuíta no final dos estudos acadêmicos, uma espécie de repetição de noviciado
antes de começar o trabalho apostólico, como para desbastar pelo afeto e a oração as asperezas do raciocinio e da escolástica. Seu Instrutor foi o santo e admirado Pe. Armando Cardoso, que o recebeu na portaria do Céu, junto com Sto Inácio e todos os demais santos nossos amigos.

Sua atuação sacerdotal começou em Santa Rita do Sapucaí, na Escola Técnica de Eletrônica, em 1964, onde exerceu a orientação espiritual e as aulas de religião. Aí permaneceu até 1970. Neste "Vale da Eletrônica"
Pe. Vila desenvolveu seu talento básico: ensino de Religião no Colegio Estadual, de Psicologia no Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre, organizou a biblioteca da Escola, formando pessoal para isso. Terminou
este período como Vice-Diretor da ETE. Foi também em Sta Rita que Pe. Bustelo Vila fez sua profissão solene de últimos votos, sendo assumido definitivamente pelo Corpo Apostólico da Companhia de Jesus.

O seu itinerário apostólico continua:
Em 1970 e 1971 passou a trabalhar no Colégio dos Jesuítas de Juiz de Fora, como Professor de Religião no Ensino Médio e no Curso Noturno.
Em 1971 e 1972: vemo-lo em Goiânia como Professor do Curso Básico e Bibliotecário da Universidade Católica e da Comunidade jesuíta.
Foi, durante o ano de 1973, sócio do Provincial específico para Educação, no Rio de Janeiro.
Entre 1974 e 1978 foi Sócio do Provincial da Goiano- Mineira, em Belo Horizonte.
De 1979 a 1983 exerceu na cúria Geral da Companhia de Jesus, em Roma, o cargo de Secretário Regional para as Províncias da Língua portuguesa.
Um trabalho muito semelhante ele exerceu de Secretário do Provincial entre 1984 e 1989 na Cúria da Província do Brasil Centro Leste, no Rio de Janeiro.
De 1989 a 1992 exerceu o cargo de Superior da Residência Nossa Senhora do Parto, no Centro do Rio de Janeiro, residência que os jesuítas entregaram à Arquidiocese, em junho de 1996.
De 1992 a 1997 voltou para Juiz de Fora onde foi Orientador Espiritual de alunos, assessor do Diretor, Bibliotecário do Colégio e Superior da Comunidade jesuíta (de 1995 a 1997).

Finalmente passou a frutificar seus dotes de mente clara, organizada, tenaz, no trabalho árduo de Secretário das Faculdades de Filosofia e Teologia do Instituto Santo Inácio (ISI) em Belo Horizonte, onde aos 75
anos de idade sua estrela se apagou para este mundo e passou a iluminar as estantes da Biblioteca de São Pedro. Certamente lá, como cá, continuaágil e rápido, compensando seu complexo de baixinho com a qualidade dos ressuscitados, encontrando nos arquivos da Portaria do Céu alguma coisa para catalogar melhor, ensinando a Pedro e a Inácio os mais modernos métodos.

Que ele proteja todos os bibliotecários, secretários, orientadores de casais e confidentes do povo de Deus.