Euclydes Caputo Faria morreu no Hospital Sta Rita, onde era capelão havia doze anos, em s.Paulo. Estimadíssimo e brincalhão com todos. Conhecia pormenores da vida de todos os médicos. Grande acompanhador dos Antigos alunos, especialmente os de s.Paulo. R.I.P

Morreu também o Ir.Gobetti, quem sabe menos conhecido. Sempre foi destes irmãos que fazem trabalhos escondidos: rouparia, portaria, cozinha, mais tarde trabalhos de correspondência. Teve Gangrena, cortou as pernas, não resistiu.

Do Faria vai aqui um histórico.

 

 

 

 

 

Em resposta à carta congratulatória do Pe. Provincial, Francisco Ivern (7 de janeiro de 1997) pelos seus 60 anos de Companhia, onde classifica o Pe. Faria como incansável empreendedor das causas do Reino de Deus, militando corajosa e afoitamente, em áreas tão adversas, marcando sua presença sacerdotal em muitas famílias e ambientes de São Paulo, Pe. Faria escreve assim (a 10 de março de 97) “ao receber a sua tão gentil carta levei um susto! Realmente, positiva, animadora e bem diferente de “tantas” recebidas na minha vida. ,,, Só lamento não ter podido fazer pela Companhia que tanto amo, o que fiz por outras organizações.

Entrou aos dez anos para a EA de Friburgo, onde tinha nascido em ... aí, no velho Chateau fez o noviciao, o juniorado e a filosofia. Depois foi para o Colégio São Louis para o Magistério. Cursou a teologia em Roma, ordenando-se sacerdote em 1951.

Fez a terceira Provação em Gandia.

De 1953 a 1954 Prefeito de Alunos no Colégio S.Luis, Administrador Geral,

De 1955 e 1956 no colégio Sto Inácio do Rio.

De 1957 e 1958, de novo no Colégio São Luis Prefeito de alunos e encarregado dos Ex-Alunos

1961 e 1962 Administrador Geral da PUC-Rio

1967 e 1968 Conselheiro do MUDES (mov.univ.desenv economico social, Rio de J.

1966 a 1969 Diretor Adjunto da FEI, implementações dos prédios.

De 1969 a 1975: no Colégio São Luis, Prefeito Geral de Alunos

De 1976 a 1978 foi Ministro e Ecônomo da Casa de Escritores, desenvolvendo cargos junto ao Ministério de Educação.

Este período foi bastante conturbado para sua pessoa, pois intimamente se achava o candidato natural para reitoria do Colégio São Luis. E não foi. Fixou-se então com o movimento dos Ex-alunos (ASIA) com quem formou uma bolha na história do Colegio, bolha esta que até os dias de hoje tem suas conseqüências.

De 1979 a 1982 trabalhou na Secretaria de Educação do Estado de S.Paulo, diretor da “fundação do livro”.

De 1983 desempenhou o cargo de Ministro da casa de Anchieta e Pátio do Colégio.

Consta como Ministro, operário, confessor, no Pátio até o ano de 1992.

Em 1993 já consta na comunidade da Igreja São Gonçalo, exercendo a capelania do Hospital Sta. Rita, onde praticamente morava.

Houve um tempo em que entrou em crise de pertença à Companhia, foi morar inclusive com os Padres do Colégio São Norberto.

Se temperamento e suas idéias nem sempre comungavam com a linha de Pe.Arrupe e Pe. Peter Hans-Kolvenbach.

Não admira que ele sempre tivesse convites mil para celebrar casamentos, batizados, bodas, em toda parte, nas Igrejas, nas residências, nos sítios, nas fazendas. Quem sabe, tenha sido o jesuíta mais conhecido e popular nos meios sociais de S.Paulo.

 

 

 

 

Faleceu, ontem, dia 18/12/2004, o Pe Euclides Faria, após permanecer quase quatro meses em estado de coma no Hospital Santa Rita de Cássia, Vila Mariana, em São Paulo. Foi enterrado, hoje, às 16:00 horas no Cemitério do Santíssimo Sacramento, no jazigo dos jesuítas.

Pe. Faria nasceu em 03/06/1920 em Nova Friburgo, tendo entrado no noviciado em 10/03/1937. Foi ordenado sacerdote em 07/01/1951 em Roma.

Dedicou grande parte de sua vida em São Paulo, em especial no Colégio São Luís. Ultimamente vinha exercendo as funções de capelão no Hospital Santa Rita, após ter trabalhado alguns anos no Pátio do Colégio.
                  R.I. P
                        Pio Ugayama

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com Padre Arrupe, visitando a recém construida FASP.

Pe. Arru

pe está conversando com seu vizinho Pe.Aquino, e com o Pe.Paulo Pedreira que está ao lado do Pe.Aquino.

Faria parece um condotiere , feliz por sair na foto.